quinta-feira, 11 de julho de 2013

Mudar é Preciso !

Sou um homem acostumado à mudanças. Mudanças de status social, mudanças de endereço, mudanças de estilo de ministério, mudanças de ministérios...Mudanças...

Algumas vezes são indispensáveis, outras vezes inevitáveis e outras vezes impossíveis. Por exemplo: Posso mudar meu estilo de oratória, mas não posso mudar o livro que eu prego (a Bíblia).

Pelas mudanças, já comecei muitas vezes algumas tarefas do zero. Mudanças da vida.

Sou e sempre serei um inconformado com o “Status Quo”. A frase: “sempre fizemos assim e vamos continuar fazendo” definitivamente não combina com meu perfil de líder.

Mudar não é fácil. Necessita de decisões, de renúncias, de adaptações e de “mudanças de paradigmas internos e externos”. Porém, a única coisa que provoca progresso no mundo são as mudanças.

Quando olho para trás, sou tentado a ter saudades de lugares de onde mudei, muito embora sempre o resultado de minhas mudanças foram rumo ao progresso e nunca ao regresso. Talvez, por isto mesmo, o termo “tentado” caia bem, pois quando a gente ora e depende de Deus, nunca muda para pior. Sempre é para melhor!

Nestes dias em que a globalização e a conectividade “on time” me permitem contato direto com resquícios do meu passado (pessoas, lugares e costumes) sou levado à observar que muitas coisas não mudaram. Como diz o ditado: “Tudo como dantes no quartel de Abrantes!”

Me entristece ao ler os perfis compartilhados e curtidos, pessoas que aderiram ao evangelho (que tem essência de mudança) e que continuam as mesmas. Não mudaram os hábitos da velha vida sem Cristo, continuam “bebendo socialmente”, fazendo “vista grossa” ao pecado...Enfim, não mudaram para novas criaturas, continuam crianças em Cristo.

Um homem, um líder, sempre precisa deixar ser mudado por Deus. E ao ser moldado por Deus, ele quer influenciar a terra aonde pisa. E neste momento, o verbo mudar começa a ficar complicado de conjugar. As pessoas odeiam mudanças!

Ah se eu não tivesse mudado. Não teria salvação, não teria a família que tenho, não teria a felicidade que tenho, não saberia o propósito da vida.

Para quem não consegue encontrar o caminho da Mudança, eis a dica: Há sempre 3 saídas para amantes da mudança, ou seja, 3 estágios- 1º) Você tentar mudar o “status quo” de uma determinada situação; 2º) Você se muda para aceitar o “status quo” e o 3º e último, você se muda para um novo “status quo” !

Quem não muda não aprendeu com a vida, não aprendeu com o Universo e não aprendeu com a Bíblia.

Por entender que o Evangelho é a mudança que Deus tem para o homem, amo pregá-lo. Cansei de cuidar de quem não quer mudança, quer viver na mesmice de uma religiosidade mórbida, de cuidar para manter o rebanho rebelde, enquanto tantos precisam desta mudança !

Jesus advertiu: E todos aqueles que não os acolherem, vocês, ao sair da cidade, sacudam a poeira dos pés, como protesto contra eles." Ele estava falando “Vão pregar a mudança de vida e se eles não quiserem mudar, mude-se de lugar!”

Não tenho tempo para não mudar. Não posso perder tempo na mesmice. Preciso mudar e provocar mudanças ao meu redor. O sal veio para mudar o sabor, a luz vem para acabar com a escuridão, Jesus chega para dar propósito à uma vida. Há muita gente querendo mudar...

Fico preocupado com o líder que não muda, com a igreja que não muda... Só a renovação das águas do rio Jordão trazem condições do revoltoso Mar da Galiléia produzir os peixes que o Mar Morto nunca terá.

Eu amo pessoas, gosto de lugares, admiro paisagens... Mas às vezes é preciso mudar. Mudar para oxigenar, mudar para sobreviver, mudar para estar dentro da vontade do Criador.

E um dia, quando meu corpo cansado de tantas mudanças, mudar do estado jovial para o senil, mudarei do meu lar terreno para o lar celestial, aonde terei uma nova mudança, de um corpo perecível para um perfeito. Mudar é preciso!

Afinal, muito bem disse Einstein: "A única constante do Universo é a mudança!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário